AQUÍFERO GUARANI – CONHECENDO PARA PRESERVAR
Autora: Silene Lívia Aires de Oliveira Souza
Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional – TO
Co-autor(es)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Biologia
Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer o que é Aqüífero Guarani e sua importância para o planeta; • Identificar sua localidade, extensão e formação; • Compreender que o mal uso do lençol freático pode causar prejuízos (irreparáveis) econômico, ambiental e social; • Identificar possíveis ações de conservação do solo e da água para o bem comum.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento básico sobre água, reserva de água e solo.
Cerca de 80% das cidades do Centro-Sul, no Brasil, como a grande São Paulo estão sendo abastecidas pelas águas subterrâneas, ou seja, do lençol freático devido a poluição das águas de superfície.
Caso o docente tenha curiosidade em aprofundar-se sobre o referido assunto poderá consultar alguns sites como:Estratégias e recursos da aula
Estudar o Aqüífero Guarani, sua formação, importância para o equilíbrio da natureza e conservação da vida no planeta Terra. A busca de soluções para o equilíbrio ambiental passa necessariamente por mudanças de condutas de ordem administrativa, operacional e social. O papel da educação é fundamental para promover a sensibilização da população.
De acordo com a jornalista Aprile, devemos entender que a água doce no planeta vem sendo contaminada de forma acelerada causada por esgotos domésticos e lixões, agrotóxicos e fertilizantes químicos usados na agricultura devido a expansão agrícola e pecuária, por resíduos de processos industriais e mineração.
http://www.brasildasaguas.com.br/brasil_das_aguas/importancia_agua.html
http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm
www.oaquiferoguarani.com.br
www.riosvivos.org.br/Canal/Aquifero+Guarani/278
Aula 01 - Problematização
Professor, a apresentação será realizada pelo vídeo de formação do Aqüífero Guarani no link abaixo:
www.youtube.com
Fazer análise crítica do vídeo com os alunos elencando as seguintes questões:• O que significa Aqüífero Guarani?• Como são chamados os reservatórios de água no sub-solo?• Elencar os países que estão localizados no Aqüífero Guarani.• O que representa o Aqüífero Guarani para a humanidade?• Escreva algumas medidas que podem ser tomadas para a preservação?
Depois dessa atividade peça aos grupos que entrem nos links relacionados ao assunto, leiam e produzam um artigo de opinião.
http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm
http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm
Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!
Posteriormente, peca-lhes que acesse os sites abaixo para a realização de pesquisa complementar.
www.moderna.com.br/moderna
www.educacao.uol.com.br
http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm
WWW.brasilhotels.com.br/prt/map-tematico/mp-aquifero.htm
www.cprm.gov.br/publique/media/mapa_aquifero.pdf
Recursos Complementares
APRILE. Jurema. Águas subterrâneas também estão em risco. Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação. Disponível em http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u60.jhtm
Acesso em 08/06/2010 às 13:30
http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm
http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm
Avaliação
A avaliação será contínua através do desenvolvimento de debates e elaboração do artigo de opinião.
Autora: Silene Lívia Aires de Oliveira Souza
Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional – TO
Co-autor(es)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Biologia
Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer o que é Aqüífero Guarani e sua importância para o planeta; • Identificar sua localidade, extensão e formação; • Compreender que o mal uso do lençol freático pode causar prejuízos (irreparáveis) econômico, ambiental e social; • Identificar possíveis ações de conservação do solo e da água para o bem comum.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento básico sobre água, reserva de água e solo.
Cerca de 80% das cidades do Centro-Sul, no Brasil, como a grande São Paulo estão sendo abastecidas pelas águas subterrâneas, ou seja, do lençol freático devido a poluição das águas de superfície.
Caso o docente tenha curiosidade em aprofundar-se sobre o referido assunto poderá consultar alguns sites como:Estratégias e recursos da aula
Estudar o Aqüífero Guarani, sua formação, importância para o equilíbrio da natureza e conservação da vida no planeta Terra. A busca de soluções para o equilíbrio ambiental passa necessariamente por mudanças de condutas de ordem administrativa, operacional e social. O papel da educação é fundamental para promover a sensibilização da população.
De acordo com a jornalista Aprile, devemos entender que a água doce no planeta vem sendo contaminada de forma acelerada causada por esgotos domésticos e lixões, agrotóxicos e fertilizantes químicos usados na agricultura devido a expansão agrícola e pecuária, por resíduos de processos industriais e mineração.
http://www.brasildasaguas.com.br/brasil_das_aguas/importancia_agua.html
http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm
www.oaquiferoguarani.com.br
www.riosvivos.org.br/Canal/Aquifero+Guarani/278
Aula 01 - Problematização
Professor, a apresentação será realizada pelo vídeo de formação do Aqüífero Guarani no link abaixo:
www.youtube.com
Fazer análise crítica do vídeo com os alunos elencando as seguintes questões:• O que significa Aqüífero Guarani?• Como são chamados os reservatórios de água no sub-solo?• Elencar os países que estão localizados no Aqüífero Guarani.• O que representa o Aqüífero Guarani para a humanidade?• Escreva algumas medidas que podem ser tomadas para a preservação?
Depois dessa atividade peça aos grupos que entrem nos links relacionados ao assunto, leiam e produzam um artigo de opinião.
http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm
http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm
Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!
Posteriormente, peca-lhes que acesse os sites abaixo para a realização de pesquisa complementar.
www.moderna.com.br/moderna
www.educacao.uol.com.br
http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm
WWW.brasilhotels.com.br/prt/map-tematico/mp-aquifero.htm
www.cprm.gov.br/publique/media/mapa_aquifero.pdf
Recursos Complementares
APRILE. Jurema. Águas subterrâneas também estão em risco. Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação. Disponível em http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u60.jhtm
Acesso em 08/06/2010 às 13:30
http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm
http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm
Avaliação
A avaliação será contínua através do desenvolvimento de debates e elaboração do artigo de opinião.
Silene;
ResponderExcluirParabéns pelo seu planejamento, um assunto atual,importante e que geograficamente pode também ser trabalhado nas aulas de Geografia.
A água é um presente de Deus e temos obrigação de preservá-la!
Valeu! O VIII Fórum do Lago vem ai!
Bjos Eliana