Sistemas de hipertexto (prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem facilitam um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma “incidental” e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, nós, os usuários de hipertexto participaram ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita. Percebe-se num primeiro lançar de olhos que assim como reconfigura o papel do autor-escritor e do usuário-leitor, alterando a idéia de posse e de autoria de um texto fisicamente ilhado, com significado único, e hierarquicamente superior aos comentários e notas que dizem respeito a ele, o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno.
O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. O que está ocorrendo nesse exato momento conosco, cursistas da TIC,navegando pelo mundo, rompendo as imagináveis barreiras geográficas para adquirir novos conhecimentos. Realmente o homem é um ser regido de sabedoria Divina.
Diante da megadiversidade de informações encaminho, aos leitores, com maior propriedade uma reflexão sobre o hipertexto, uma nova forma de produção e transmissão cultural.
O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. O que está ocorrendo nesse exato momento conosco, cursistas da TIC,navegando pelo mundo, rompendo as imagináveis barreiras geográficas para adquirir novos conhecimentos. Realmente o homem é um ser regido de sabedoria Divina.
Diante da megadiversidade de informações encaminho, aos leitores, com maior propriedade uma reflexão sobre o hipertexto, uma nova forma de produção e transmissão cultural.
Silene;
ResponderExcluirTenho convicção que o hipertexto irá nos proporcionar um enriquecimeto cultural e você mais uma vez demonstrou que as barreira geográficas são facilmente quebradas através da troca de conhecimentos.
Parabéns!
Eliana
Também coloquei essa definição que o hiper é ir além. e o hipertexto nos faz ir além no conhecimento, na busca . Depois que passei a utilizar o hipertexto como ferramenta. tive4 um grande crescimento intelectual. Os links facilitaw muito minha vida. Abraços
ResponderExcluirAmei sua definição sobre hipertexto,bem comosua admiração pela natureza.
ResponderExcluirsou tambem uma grande admiradora da perfeição de Deus para com ohomem.
Que colocação linda " os usuários de hipertexto participaram ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita". Concordo quando diz que é duradora pois navegamos pelo os links que nos interressa, sendo assim apreder passa a fazer sentido.
ResponderExcluirÉ muito interessante a sua colocação:"O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria".E isso nos remete a afirmação do grande educador Paulo Freire quando afirma que ninguém educa ninguém, pois os homens se educam em comunhão.Acredito que o trabalho com hipertexto proporciona esta aprendizagem comunitária
ResponderExcluir